Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Críticas a prefeito no Facebook não geram Danos Morais

    “O homem público, como o Prefeito, deve suportar críticas e insinuações acima do que há de suportar aquele que não assume tais responsabilidades.”

    há 7 anos

    Crticas a prefeito no Facebook no geram danos morais

    Com esse entendimento, a 18ª Câmara Cível do TJ/MG reformou Sentença de primeiro grau e isentou um morador da cidade de Sabará de indenizar o Prefeito, a quem acusou de supostas práticas ilegais em uma postagem no Facebook.

    A decisão atentou para a diferença entre uma postagem em rede social e uma reportagem jornalística. A postagem “não tem a confiabilidade, o crédito como uma reportagem veiculada pela imprensa”, afirmou o relator do recurso, Desembargador João Cancio.

    Ele atentou também para o fato de que a postagem não atingiu larga divulgação, restringindo-se às pessoas com as quais o autor possui relacionamento dentro da rede social.

    Afirmar que a conduta do apelante foi ilícita seria uma forma de ferir o princípio da liberdade de expressão do pensamento."

    A ação foi movida pelo prefeito em julho de 2013. Ele alegou que as acusações foram inverídicas e fruto de perseguição política, uma vez que o autor da postagem exercia cargo de confiança na prefeitura na administração anterior, não sendo nomeado na atual gestão. O Prefeito alega que foi atingido em sua dignidade, sofrendo abalo moral.

    O Juiz de 1ª Instância acolheu a pretensão do Prefeito e fixou a indenização por Danos Morais em R$ 13.500.

    Ao julgar o recurso, o Desembargador João Cancio afirmou que, “no momento em que alguém passa a exercer um cargo público, em especial um cargo de relevo político e de destaque no âmbito Municipal como o ocupado pelo Prefeito, os atos praticados no exercício do mencionado cargo passam a interessar a toda uma coletividade e, dessa forma, podem ser alvo de críticas e ataques”.

    Na rede social, o cidadão “possui o direito de emitir opiniões acerca dos fatos chegados ao seu conhecimento, ainda que de forma distorcida/imperfeita, não se podendo dele exigir a responsabilidade pela prévia apuração da veracidade ou não da notícia sobre a qual pretende se manifestar de forma crítica, como se espera da empresa e da atividade jornalística de uma maneira geral”.

    • Sobre o autor- Thiago Rodrigues Lopes, Advogado e Cientista Jurídico.
    • Publicações30
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criticas-a-prefeito-no-facebook-nao-geram-danos-morais/417390932

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)